Nossos engenheiros e técnicos especialistas em irrigação têm grande experiência em estudo de viabilidade técnica, desenvolvimento de projetos, dimensionamento, instalação e manutenção de sistemas irrigados. Essa equipe é constantemente atualizada por meio de treinamentos nas fábricas e no campo, no Brasil e no Exterior.
A irrigação por Pivô permite aplicar, de maneira precisa, a quantidade necessária de água e fertilizantes em cada cultura, reduzindo os custos operacionais e de mão de obra, e dando resultados excelentes para o produtor.
Indicação
A irrigação por Pivô é indicada para culturas de grãos (feijão, milho, soja, etc.), tomate industrial, algodão, cana-de-açúcar, batata, cebola, alho, citrus, mamão, banana, mamão, pasto, etc.
Para irrigar culturas mais altas, como cana, banana, citrus, mamão, etc.., a Valley possui versões de pivôs de 4 a 6 metros de altura, mantendo a mesma robustez e durabilidade do pivô padrão. Os Pivôs Valley são os únicos no mercado que oferecem garantia de 3 anos, e que têm os tubos com espessura de parede de 3,0 mm e 3,2 mm, o que garante pelo menos 30% de aumento da vida útil do equipamento. Nossos motorredutores e redutores de roda são “heavy duty”, para trabalho pesado, que aliam alta resistência à grande eficiência.
Existem 3 tipos de Pivôs:
Pivô central fixo |
![]() O pivô central Valley pode ser utilizado para variados tipos de solo e topografia. A altura do equipamento é escolhida de acordo com a altura da cultura a ser irrigada. Vai desde um perfil baixo, que permite um menor investimento e é ideal para culturas como verduras, legumes e gramas, até um perfil alto, de até 6 metros, para irrigação de cana, banana, mamão, etc.. A tubulação aérea pode ter espessura de parede de 3,0 mm ou 3,2 mm. O diâmetro dos tubos pode ser de 5.9/16“ (141 mm) a 10” (250 mm). Os vãos podem ter 41, 48, 55 ou 61m , conforme o tipo de cultura. |
Pivô central rebocável |
![]() O Pivô Central rebocável é utilizado para irrigar várias áreas, “círculos”, com o mesmo equipamento. A torre central é montada sobre (2 ou 4) rodas articuladas, o que permite o reboque. É muito usado na cana-de-açúcar devido à ótima relação custo-beneficio por área irrigada. Indicação O Pivô central rebocável é indicado para áreas de até 120ha por posição. Tem grande estabilidade para reboque em terrenos irregulares, além de sua instalação ser considerada simples e rápida. |
Sistema linear (ou Pivô lateral) |
![]() Este equipamento é específico para áreas retangulares e com pequeno desnível, pois se desloca em linha reta, permitindo maior aproveitamento da área. Seu deslocamento é alinhado por meio de um sulco no solo, ou de um cabo de aço. Indicação É indicado para culturas de grãos e cana-de-açúcar. |
O gotejamento é uma forma de irrigação localizada, usada em uma grande variedade de culturas, ao redor do mundo. Permite a aplicação de fertilizantes adicionados à água, consistindo na fertirrigação.
A aplicação da água ocorre a partir dos gotejadores dispostos ao longo do tubo gotejador. O tubo gotejador pode ser instalado na superfície do terreno ou abaixo da superfície.
A vazão e o espaçamento entre os gotejadores dependem das características do solo, tipo de cultura e características climáticas locais. De acordo com a necessidade, os tubos gotejadores podem ser fabricados com diferentes espessuras de parede, espaçamento entre emissores, valores de vazão e com sistemas de pressão compensado.
A irrigação por gotejamento apresenta vantagens importantes, pois é o sistema de irrigação com a melhor eficiência de distribuição de água.
Indicação
Possui um coeficiente de eficácia da ordem de 90%. É utilizado principalmente em culturas perenes e em fruticultura, embora também seja usado por produtores de hortaliças e flores, considerando a reduzida necessidade de água, comparada aos demais sistemas de irrigação. Esse sistema aplica baixas vazões com altas frequências, muitas vezes diárias, umedecendo um volume de solo menor do que os outros sistemas, o que reduz as perdas por evaporação.
O equipamento de aspersão convencional pode ser móvel, sendo os tubos e aspersores movimentados de uma área para outra a ser irrigada; ou pode ser fixo, onde toda a malha hidráulica e os aspersores necessários para irrigar a área toda ficam instalados.
O segredo de um bom sistema de aspersão convencional está em fazer um bom dimensionamento do equipamento e usar componentes confiáveis.
O custo operacional deve ser levado em consideração na escolha do tipo de sistema – móvel ou fixo.
O sistema móvel tem um custo de aquisição menor, porém seu custo operacional é elevado.
Indicação
A aspersão convencional é indicada para culturas de grãos, pasto, cana-de-açúcar, cultivo de gramas e hortaliças.
A Central Irrigação, desde sua criação em 2003, atua na venda de equipamentos de irrigação e prestação de serviços de alta qualidade em sistemas irrigados.